sexta-feira, 13 de dezembro de 2013

22 Leituras Natalícias (e Desafio de Férias)

Olá a todos!
Então eu estou aqui, hoje, declarando o não-oficial fim do primeiro período. E não-oficial porquê? Bem, porque o oficial é só terça feira! Ok, isso é meio óbvio. Mas, para todos os efeitos, estou livre de testes e trabalhos. E como estou livre, vou começar a dedicar-me às minhas actividades de férias de Natal. 
Tenho o pinheirinho e tudo o mais, mas também tenho mais tempo livre para pôr os filmes, séries, fic's e leituras em dia.
Primeiro queria publicitar aqui o desafio do Nyah! para as pessoas que ficam em casa neste Natal:
http://fanfiction.com.br/noticia/255/o_desafio_de_ferias/ A ideia é super-divertida. Aliás, este site tem imensas iniciativas. Além de desafios, concursos e aulas de português, também tem o fantástico Clube de Leitura (http://fanfiction.com.br/liga_dos_betas/pagina/36/Projeto_Clube_de_Leitura/).
Voltando ao tema central do post: Leituras Natalícias. Não, este post não é sobre os livros que vou querer ler neste Natal. Este post é sobre os livros que eu vou querer recomendar neste Natal. Tá, alguns como "O Idiota" são praticamente impossíveis de ler em um Natal e outros como "O Cavaleiro da Dinamarca" lêem-se em pouco mais de uma hora, mas todos eles são bons. Eu coloquei um link de pdf em alguns e só não coloquei em todos por preguiça pois, à excepção de um ou dois, são fáceis de encontrar na Internet. Se quiserem o link de algum, deixem um comentário a pedir.


XOXO








22 LEITURAS NATALÍCIAS

1. "O Cavaleiro da Dinamarca" de Sophia de Mello Breyner Andresen

No regresso de uma longa peregrinação à Palestina, o Cavaleiro tem apenas um desejo: voltar a casa a tempo de celebrar o Natal com a sua família. Nessa viagem, maravilha-se com as cidades de Veneza e Florença, e ouve histórias espantosas sobre pintores, poetas e navegadores. São muitas as dificuldades com que se depara, mas uma força inabalável parece ajudá-lo a passar essa noite tão especial com aqueles que mais ama.




2. "O Anjo Mais Estúpido" de Christopher Moore 
3. "Verdes São os Campos" de António Torrado
4. "História de Uma Gaivota e do Gato Que A Ensinou a Voar" de Luís Sepúlveda (http://torreira.files.wordpress.com/2012/02/histc3b3ria-da-gaivota-e-do-gato-que-a-ensinou-a-voar.pdf)
5. "Peter Pan e Wendy" de J.M. Barrie
6. "O Principezinho" de Antoine de Saint-Exupery (http://www.biblioteca.radiobomespirito.com/o_pequeno_principe.pdf)
7. "Falar Verdade A Mentir" de Almeida Garret (http://www.planonacionaldeleitura.gov.pt/teatro/backstage_files/pecas_escritas/Falar-Verdade-a-Mentir.pdf)
8. "Marley e Eu" de John Grogan
9. "As Raparigas da Villa" de Nicky Pellegrino
10. "O Diário de Adão e Eva" de Mark Twain

11. "Encantamentos" de Kathryn Harrison
No primeiro dia de 1917, ano de todas as mudanças na Rússia, o corpo de Rasputine é resgatado das águas geladas do Neva, em São Petersburgo. Horas mais tarde, as duas filhas do Monge Louco são levadas para o palácio e acolhidas pela família imperial, pois a czarina espera que Masha, a mais velha, consiga salvar o filho Alyosha, o enfermiço herdeiro do trono. Masha não tem o misticismo magnético do pai, mas descobre o dom encantatório das suas histórias. E é com elas que, sempre entre a vida e a morte, os dois adolescentes conhecerão o amor e um país imenso, a Rússia, que Alyosha nunca chegará a governar. Inspirando-se na vida aventureira da filha de Rasputine, Xerazade russa que viria a ser domadora de leões na América, Kathryn Harrison retrata uma era em que a História se impacienta e o mundo mudaria, com a Revolução Bolchevique e o fim da lendária dinastia dos Romanov.



12. "Contos de S. Petersburgo" de Nikolai Gogol
13. "O Idiota" de Fiodor Dostoievski (http://portalconservador.com/livros/fiodor-dostoievski-o-idiota.pdf)
14. "O Teorema Katherine" de John Green
15. "A Culpa é das Estrelas" de John Green

16. "A Solidão dos Números Primos" de Paolo Giordano

Um número primo é inerentemente solitário: só pode ser dividido por si próprio ou por um, nunca se adaptando aos outros. Alice e Mattia também, vivendo em torno do seu próprio eixo, sozinhos com as suas respectivas tragédias. 
Alice, uma criança bastante introvertida, é obrigada pelo pai a frequentar um curso de esqui para ser forte e competitiva. No entanto, um acidente terrível deixará marcas no seu corpo para sempre. Mattia é um menino de inteligência brilhante cuja irmã gémea é deficiente. Quando são convidados para uma festa de anos, ele deixa-a sozinha num banco de jardim e nunca mais torna a vê-la. Estes dois episódios irreversíveis marcarão profundamente a vida de ambos para sempre. Anos depois, quando estes «números primos» se encontram, são como gémeos que partilham uma dor muda que mais ninguém pode compreender. E tal como os números primos, ambos estão destinados a viver vidas paralelas sem nunca se encontrarem.

17. "O Fantasma da Ópera" de Gaston Leroux
18. "Os Bichos" de Miguel Torga 
19. "As Aventuras de Sherlock Holmes" de Arthur Conan Doyle (http://cabana-on.com/Ler/wp-content/uploads/2013/07/Sherlock-Holmes-Arthur-Conan-Doyle-Obra-Completa.pdf)
20. "A Princesinha" de Frances Hodgson Burnett (http://portugues.free-ebooks.net/ebook/A-Princesinha-2/pdf/view)
21. "O Rei Leproso" de Zofia Kossak (http://www.ebooksbrasil.org/adobeebook/reileproso.pdf)


22. "Emma" de Jane Austen
Emma é por muitos considerado o romance mais representativo de Jane Austen. A história de Emma Woodhouse, uma jovem inteligente e bonita mas algo mimada. Apesar de bastante madura, tem por vezes atitudes pouco próprias. Um dos seus passatempos preferidos é arranjar casamento para os outros. Apesar de dizer que nunca casará, apercebe-se um dia que o amor sempre esteve bem perto de si. Uma história deliciosa cheia de humor e personagens-tipo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário