segunda-feira, 21 de julho de 2014

Maratona Especial de Verão

21 de Julho: Monday Bookshelf Mix #1: O objectivo do desafio de hoje é fazer uma pilha de livros (ou mais) que ilustre o que é o Verão para vocês. Devem usar a primeira letra de cada livro para criar uma palavra que se leia na vertical. Podem ignorar os pronomes. 



A minha palavra é PAISAGEM. Para mim o Verão é uma paisagem, com um dia de céu limpo e um sol enorme e escaldante ou uma noite estrelada com uma lua redonda, uma praia de areia fina e água fresca ou um jardim cheio de flores perfumadas, ou até mesmo um sofá enorme e um bom filme. São as crianças brincado, as amoras gordas e sumarentas ou as leituras que fazemos. 
Um dia de sol,
Ir à praia no verão
Sair pra dançar
Deitar no sofá 
Assistir um bom filme
Ver crianças brincando
Passear no jardim
Sentir o perfume das flores
Pisar na areia 
Ver a natureza
Admirar a lua e o céu estrelado
Sorrir do nada
Contar uma piada
Rever um grande amor
Amar sempre alguém
Olhar uma paisagem e dizer
“Como Deus é grande.”

Pamela Tailine Amorim


22 de Julho: Reading pause #1: Campo VS Praia: Diferenciam leituras? Associam algum estilo?


Prefiro ler na praia. Vivo numa pequena aldeia do interior, colada à Espanha e o meu conhecimento do mar resume-se a uma semana por ano em Mil-Fontes. Durante essa semana, não tenho grande acesso a computadores ou televisão pelo que, leio sempre bastante. O tempo lá também não é escaldante como o daqui e isso também ajuda. Sobre o campo? É óbvio que leio mais no campo! EU MORO NO CAMPO, não tenho alternativa. Passo o ano inteiro cá! Associo estilos a estações ou épocas do ano, não muito a "campo" ou "praia". Talvez uma leitura menos ficcional na praia. Algo mais "Planeta Terra, século XII". 

23 de Julho: Check point #1


Até agora terminei três livros e iniciei outros dois. Preenchi sete categorias do bingo! Não acho que esteja nada mal. Infelizmente ontem tive um ataque de preguiça e acabei por não ler quase nada :( Para compensar, hoje li o dia todo :)

Li "A Pequena Sereia" do Hans Christien Andresen que adorei! Tem descrições lindas sobre o fundo do mar e sobre aquilo porque a pequena sereia passou e apesar do final ser bastante triste, achei-o muito bem elaborado. 

Também reli "Os Piratas" do Manuel António Pina. Lembro-me que da última vez que o tinha lido o tinha achado bastante confuso, mas desta vez adorei! A história é linda e coloca realidade e sonho no mesmo plano. Mas é um pouco triste e não sei porquê, não consegui evitar chorar. Como o autor diz, não é por ser um tipo de literatura dirigida a gente de menor tamanho que tem ser também um tipo de literatura menor. 

Por fim, li "O Último Herói do Titanic". EU ODIEI!!! O livro é muito, muito, muito ABORRECIDO! Achei que fosse no minimo uma espécie de BIOGRAFIA. Mas não. É só gente que o conheceu a deixar homenagens e testemunhos, todos iguais, todos igualmente chatos: Era um homem de Deus, blábláblá, um pescador de almas, blábláblá, descanse em paz. E MAIS NADA! É só religião, e passagens da Bíblia e Titanic que é bom, nada! Além disso é bastante imparcial (mesmo as partes que não são escritas por amigos dele). Se há um assunto que eu entendo é o Titanic, e este livro tem bastantes disparates. Foi uma enorme SECA! 

Entretanto comecei a ler "O Jardim Secreto" que estou adorando e "Todo Dia Tem Uma Merda", que é uma compilação das histórias mais engraçadas que aconteceram com o autor. É de morrer a rir, principalmente a sua busca por um computador novo:" Escrevi esse tweet só com uma mão, porque com a outra estava arrancando os cabelos e arremessando objetos aleatórios contra paredes e familiares.



25 de Julho: Reading pause #2: Para algumas pessoas Verão é sinal de roadtrip. Que tal fazermos uma roadtrip literária? Escolhe 4 países que gostarias de visitar no Verão e um autor de cada um desses países que te desperte a curiosidade.




RÚSSIA - A Rússia é um país enorme e lindíssimo (e que até hoje ainda não sei se é Europeu ou Asiático)! O meu sonho é um dia poder morar lá pois adoro o frio e o inverno. E claro toda a história russa, sobretudo os Romanov. É complicado escolher apenas um escritor russo, mas decidi-me por Dostoiévski. Ele foi simplesmente genial.

GRÉCIA - Clima fantástico, casas lindas, muito mar... E uma cultura incrível! Como escritor, Sófocles, autor de Édipo Rei! 

ESCÓCIA - Um país de paisagens lindas e cheio de tradições. E claro, o nome "Glasgow" que jamais sairá da minha cabeça. O escritor? Robert Louis Stevenson, que escreveu sobre piratas e seus tesouros! 

França - Por fim, o país da Torre Eifel, das Catacumbas, da Revolução... Um país e tanto! Não posso ignorar Victor Hugo (autor de Les Misérables e de Notre-Dame de Paris). Ainda assim, escolhi Christian Jacq, porque é tudo aquilo que eu gostaria de ser: é um egiptólogo famoso, respeitado e com imensos livros publicados.


26 de Julho: Check point #2: Como estão a correr as vossas leituras?
Nestes últimos dias terminei "Todo Dia Tem Uma Merda", com o qual dei imensas gargalhadas. Garanto: não é um bom livro para ler quando todos estão a dormir. Também terminei "O Jardim Secreto" que adorei. A história é muito comovente, assim como os personagens. Estou ansiosa por ver o filme, pois ouvi dizer que é dos poucos filmes melhores que o livro. E com estes livros, já completei 10 categorias.

Book Weekend Shot#1

TEMA: Água


27 de Julho: Lazy Sunday #1: Conta-nos como é que o livro que estás a ler veio parar às tuas mãos. Onde ouviste falar nele pela primeira vez e porque decidiste lê-lo? (Maratona de Maio)



Como veio parar às minhas mãos? Diretamente da internet, em ebook. A primeira vez que o vi foi na biblioteca da minha antiga escola, pois um titulo como "O Triunfo dos Porcos" não passa ao lado de uma menininha de 10 anos. Ainda assim, a primeira vez que ouvi falar dele foi apenas uns anos mais tarde quando a minha prima me contou que um rapaz da turma dela tinha feito uma apresentação sobre o livro e todos tinham rido muito. Sempre tive curiosidade no livro e no autor, especialmente por saber que se tratava de uma critica aos regimes totalitários. Quando vi que nesta maratona havia uma categoria para livros com personagens não humanas, lembrei-me logo deste.

28 de Julho: Monday Bookshelf mix #2: Que 3 cores associas ao Verão? Mostra-nos 3 livros que gostarias de ler ou comprar neste Verão, um para cada uma das cores escolhidas.

Para mim o Verão é o calor, por isso escolhi amarelo (Sete Anos No Tibete) e laranja (Kurika) - duas cores quentes. Mas também é piscina e praia, representadas pelo azul (A Casa do Sono). Estes são todos livros que tenho e ainda não li, mas gostaria de ler. :)


30 de Julho: Reading pause #3: Em homenagem aos maratonistas brasileiros que participam nesta maratona de Verão estando no Inverno, compartilhem connosco a melhor leitura que fizeram neste Inverno e que recomendam. Colegas brasileiros partilhem connosco a vossa melhor leitura deste Verão.

1 de Agosto: Check point #4: Hoje é dia do último check-point antes do balanço final da maratona! Como vai o bingo e as vossas leituras?
Achei que tinha feito o Check Point #3 pois nessa altura já tinha terminada "O Triunfo dos Porcos" mas não. Achei esse livro bastante diferente por ter personagens animais. No entanto, tão semelhantes a ser humanos: quase todos sabiam ler, muitos sabiam escrever, outros sabiam fazer coisas extraordinárias. Mas desde o inicio que a sua "sociedade" estava condenada. Foi triste :( Desde o último check point li "Lady Susan" de Jane Austen. Achei que por não ser bem aquilo a que estava acostumada da autora, talvez não gostasse, mas... ADOREI! Nunca achei que pudesse adorar detestar tanto alguém com Lady Susan (a personagem)! A pessoa é um pote de veneno! Depois, comecei "Coração de Tinta" que é muito fofo <3 <3 Adoro sobretudo a organização dos capítulos e a personagem Meggie. Vou dar o Bingo como completo agora que já passei das 100 páginas.


Book Weekend Shot#2
TEMA: Cores do Verão



2 de Agosto: Reading pause #4: Partilhem as citações que marcaram a vossa maratona 



"- Quando Mary descobriu este jardim, ele parecia morto - continuou Colin. - Depois, algo começou a fazer nascer as plantas. Num dia, nada havia ali e, no outro, tudo estava lá. Isso tornou-me muito curioso. Os cientistas são sempre curiosos e eu pretendo ser um deles. Perguntei a mim mesmo: "Que é isto? Deve haver algo aí!" Não sei o nome, portanto chamei-o de magia. Nunca vira o nascer do sol, mas Mary e Dickon já, e, pelo que me disseram, estou certo de que é magia, também. Às vezes, no jardim, olho para o céu e tenho a estranha sensação de ser feliz, como se algo estivesse empurrando o meu peito para cima e para baixo, fazendo-me respirar mais depressa. A magia está sempre puxando e empurrando as coisas, tirando-as do nada. Tudo é feito por magia, folhas e árvores, flores e pássaros, texugos, e raposas, e esquilos, e gente. Assim, a magia deve estar sempre perto de nós. E neste jardim, ela fez-me ficar de pé e saber que vou viver e ser um homem."
O Jardim Secreto - Frances Hodgson Burnett

"O homem foi-se, e o tabernáculo terreno agora não tem morador. Se pudéssemos, cobriríamos-o e guardaríamos-o, e colocaríamos o seu corpo no túmulo com amor, por causa da alma que viveu nele, mas não podemos, e, por isso, submetemos-nos e prostramos-nos à vontade de Deus."
O Último Herói do Titanic - Moody Adams

"Todos os animais são iguais, mas alguns são mais iguais do que outros."
"Quanto aos outros, a sua vida, ao que sabiam, continuava a mesma. Geralmente andavam com fome, dormiam em camas de palha, bebiam água no açude e trabalhavam no campo; no inverno, sofriam com o frio; no verão, com as moscas. De vez em quando, os mais idosos rebuscavam a apagada memória e tentavam determinar se nos primeiros dias da Revolução, logo após a expulsão de Jones, as coisas haviam sido melhores ou piores do que agora. Não conseguiam lembrar-se. Nada havia com que estabelecer comparação: não tinham em que basear-se, exceto as estatísticas de Garganta, que invariavelmente provavam estar tudo cada vez melhor. Os bichos consideravam o problema insolúvel; de qualquer maneira, dispunham de muito pouco tempo para essas especulações. Apenas o velho Benjamim afirmava lembrar-se de cada detalhe de sua longa vida e saber que as coisas nunca haviam estado e nunca haveriam de ficar nem muito melhor nem muito pior, sendo a fome, o cansaço e a deceção, assim dizia, a lei imutável da vida."
O Triunfo dos Porcos - George Orwell


“Tudo isto é difícil de compreender. Eu próprio não compreendo. Às vezes penso que talvez isto tenha acontecido com outra pessoa, em algum outro sitio. De qualquer modo, eu é que me lembro disto, e por isso deve ter acontecido comigo. Ou então foi tudo um sonho que eu sonhei ou outra pessoa sonhou.”
Os Piratas - Manuel António Pina

3 de Agosto: Lazy Sunday #2: Esta semana fomos repescar um desafio de Dezembro. 
O que estás a achar do livro que estás a ler até agora? Usa uma única palavra/expressão.

Depois de terminar os livros do Bingo, estou lendo (ou melhor, devorando) "O Lar da Senhora Peregrine Para Crianças Peculiares". A verdade é que não sou muito de seguir "modinhas" mas como sou uma pessoinha verdadeiramente bizzara (e uma maluca por fotografias antigas e memento mori e coisas do género) não podia deixar passar esse livro.
A palavra que o descreveria melhor na minha opinião é ORIGINAL. Apesar da escrita não ser do outro mundo (mas também é o primeiro romance do autor) a história é completamente entusiasmante e diferente de qualquer outra. As imagens são lindas e claro... peculiares! Adoro a ideia do livro e de como o autor criou a narrativa em torno das fotografias. Estou ansiosa pelo próximo!


RESULTADO


O Jardim Secreto - 172 páginas
O Último Herói do Titanic - 171 páginas
Os Piratas - 62 páginas
A Pequena Sereia - 43 páginas
Lady Susan - 81 páginas
Inkheart - 576 páginas
O Triunfo dos Porcos - 156 páginas
Todo Dia Tem Uma Merda - 73 páginas

TOTAL: 1334 páginas
BINGO COMPLETO




Nenhum comentário:

Postar um comentário