segunda-feira, 2 de setembro de 2013

Dicas: Sobrevivendo Ao Secundário: PARTE 1

Olá! Acabas - te de entrar no secundário e não fazer a menor ideia sobre como sobreviveres? Continua a ler e sabe como enfrentar o monstro de sete cabeças e sair vivo.



DICA 1 - "Deitar cedo e cedo erguer, custa muito mas tem de ser."


"Muitas vezes, a noite é insuficiente para uma pessoa descansar, já que dorme tarde e no dia seguinte tem que levantar cedo para cumprir com suas obrigações cotidianas."


És daqueles que não consegues cumprir horários? Não faz mal, quase todos os alunos são assim. Então, a não ser que sejas um adolescente com alguma característica peculiar é óbvio que vais passar imensas noites mal dormidas ou chegar atrasado às aulas. 




No básico eu era horrível. Era uma miúda inteligente e não me precisava de esforçar particularmente para conseguir boas notas. Basicamente eu nunca estudava ou fazia os trabalhos antes da meia noite. Só estudava na véspera, começando entre a uma da manhã e as quatro e prolongando - me até às 5h ou 6h. Costumava fazer os trabalhos de casa nos intervalos antes das aulas e ficavam sempre aldrabados e mal feitos, uma vez que não tinha de os entregar. Dormia excessivamente ao fim de semana e à quarta - feira e passava a noite de domingo e de quarta sem dormir, adormecendo facilmente nas aulas. Tinha vários problemas de sono e nunca adormecia antes das 4h da manhã. Enfim, era um desastre!

Assim que chegamos da escola o corpo “implora” por uma cama. No entanto ainda há tanto para fazer! Os trabalhos de casa acumulados, o teste que vamos ter no dia seguinte e para o qual ainda nem começamos a estudar, o livro que vai ser analisado na próxima aula e do qual apenas principiamos a ler o prólogo... A lista é grande!  O ideal é dormir oito horas por dia. Comecem por estabelecer horários. 
Depois das férias terminarem, a rotina já está completamente interiorizada. Eu sei, a minha vida é uma completa troca de horários. No verão, costumo ficar acordada até as 10h da manhã para poder tomar o pequeno almoço. Feito isso, vou para a cama e durmo até cerca das 07h da tarde. E este horário repete por cerca de 3 meses!

Se vos acontece o mesmo e não conseguem alterá - la por mais de uns dias durante as férias, quebrem bruscamente a rotina cerca de uma ou duas semanas antes do inicio das aulas. Fiquem um dia inteiro acordados e deitem - se às 10h ou 11h da noite. No dia seguinte acordem entre as 6h e as 8h da manhã. Vai custar, uma vez que não dormiram na noite anterior a essa mas acreditem: resulta. Comecem a fazer o mesmo horário até pararem de se sentirem cansados ao acordar.

Durante o período escolar, JAMAIS troquem os sonos por outras atividades. Vão terminar adormecendo nas aulas, especialmente nas de história, filosofia, matemática e outras que tais.
Elaborem um horário e dediquem algumas horas de estudo para os conteúdos dados durante o dia e à realização dos trabalhos de casa, de pesquisa, etc. Assim, prevenirão o acumulo de matérias ou os habituais "estudos de véspera" que normalmente nos tiram quaisquer horas de sono.

Não trabalhem após o jantar. Aproveitem para estar no computador, ver televisão e outras atividades que não vos inquietem ou tirem o sono.

DICA 2 - "Quando ir a pé, não é uma opção..."




 Eu tenho de acordar às 6h00 da manhã para apanhar o autocarro todos os dias às 15 para as 7h. Até à paragem caminho cerca de dez minutos. Depois de cerca de uma hora de viagem, ainda tenho de esperar antes de entrar na escola e começar as aulas às 8h. 

Comecem por acordar a uma hora adequada dependendo do que têm ou não de fazer. 

Uma boa ideia para pouparem tempo é tomar banho no dia antes. Além de que é relaxante tomar banho depois de chegar da escola vão se deitar muito mais limpos e dormir melhor.

Se tomarem banho normalmente de manhã e tiverem aula de Educação Física no primeiro tempo, aproveitem para tomar banho na escola. Não compensa tomar em casa e uma hora depois novamente.

Não abusem na maquilhagem. Tratem bem da pele na noite anterior, não espremam as borbulhas ou façam marcas para evitar o uso de base, corretivo ou pó compacto que normalmente levam bastante tempo a aplicar. Eu por exemplo costumo passar apenas um pouco de protetor na cara, blush e mascara nas pestanas. Se utilizarem gloss ou batom: só no final da refeição! Vão evitar fazê - lo duas vezes. Também não percam muito tempo com o cabelo. Por vezes fazer um rabo de cavalo para o verão ou soltá - lo no inverno são opções rápidas e que nunca passam de moda!

Talvez seja melhor guardares o teu perfume para ocasiões especiais - desperdiçá - lo numa segunda - feira de manhã para ir a uma aula de Matemática parece algo desnecessário. 

Tomem um pequeno almoço rápido e completo. Se tiverem de caminhar até à paragem podem pegar algo e comer no caminho. Para quem não gosta de comer logo depois de acordar podem sempre comprar algo antes de entrar na escola.

No básico eu comia sempre na escola porque o bar abria antes das aulas, mas agora que mudei de escola, o bar só abre no intervalo. E mesmo aí, a fila é sempre enorme. Se estiverem autorizados a sair nos intervalos podem sempre ir ao café.

A verdade é que é tudo muito lindo, mas nem sempre a manhã é o problema. Sobretudo para os namoradinhos, né?

Á tarde certifiquem - se de que vão a tempo de apanhar o transporte. 

DICA 3 - "O Que Vestir Para A Escola?"



Conforto acima de tudo. 
Leggings são lindos. Coloridos, estampados, de cabedal, com padrões, push up, felinos: a lista é grande. São fáceis de combinar, dão para todas as estações, são simples e rápidos de vestir e de conforto máximo. 
Tshirts, Túnicas e Camisas.  Para tudo há um gosto, mas uma mini saia ou um "tomara que caia caiu" não é uma boa ideia para um dia de aulas. Essas três aí do lado são a melhor opção.
Mantenham - se quentes no inverno e frescas (se possível) no verão.

Acesse a segunda parte deste artigo aqui.

XOXO!


Nenhum comentário:

Postar um comentário